Andreia

Natural de Porto Feliz – SP, iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade com a professora Joseni Campos Piazza, seguindo para o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos em Tatuí – SP após um ano, onde teve aulas de piano com as professoras Irene de Almeida, Marina Campos, Zoraide Mazzulli Nunes e Miriam Braga, formando-se no ano de 2002.

Em cursos de graduação, concluiu pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) o curso de Bacharelado em Música, com habilitação no Instrumento Piano em 2004, recebendo orientação da professora Dra. Aci Taveira Meyer, e o curso de Licenciatura em Música em 2010. Em cursos de pós-graduação, defendeu sua Dissertação de Mestrado sob o título “Mignone e as Valsas Seresteiras” em 2007 e sua tese de Doutorado em Música sob o título “Constâncias Musicais Brasileiras e Aplicabilidade Didática: um olhar sobre as Brasilianas de Osvaldo Lacerda” em 2014 na mesma universidade e com a mesma orientação.

Como pianista, participou de vários concursos com várias premiações. Apresentou-se em diversos recitais, e também tem desenvolvido atividades como camerista. Em agosto de 2002, foi solista com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP sob a regência de Rodrigo Falson Pinheiro, e em novembro de 2003, com a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos sob a regência de Rogério Santos. Em master-classes, teve a oportunidade de tocar para diversos pianistas, dentre eles o brasileiro Sílvio Baroni, a romena Dana Radu, e a russa Olga Kiun. Participou do 1º e 2º Encontro Internacional de Pianistas em Tatuí em 2004 e 2005 respectivamente, e do Festival de Jovens Intérpretes de Francisco Mignone no Rio de Janeiro em 2005. Em maio de 2006, esteve na Espanha, com sua orientadora, realizando uma série de recitais sobre música brasileira. Destacaram-se os recitais dados na Universidade de Vigo, no Conservatório de Pontevedra e no Auditório de Villagarcia de Arousa.

No campo da licenciatura, desenvolveu um trabalho de musicalização infantil, com formação de Coral e Bandinha Rítmica, com crianças portadoras de deficiência intelectual na APAE de Porto Feliz de 2002 a 2003 e de 2006 a 2008. Em 2005, participou do programa Teia do Saber na UNICAMP, onde ministrou oficinas de Educação Musical para professores de Educação Artística da rede pública de ensino. Foi professora da disciplina Formas de Expressão e Comunicação Artística (Música) no curso de Educação Artística do CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) em Itu de 2008 a 2010. Atuou como monitora de Estágio Supervisionado em Piano no Departamento de Música da UNICAMP de 2001 a 2004. Neste mesmo departamento, foi bolsista do Programa Estágio Docente, onde ministrou aulas de Percepção Musical de agosto de 2007 a dezembro de 2009 para alunos dos cursos de Graduação em Música. Deu aulas de piano erudito na Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa” em Porto Feliz de 2005 a 2013. Foi professora das disciplinas Flauta Doce, Percussão, Pedagogia Musical, Harmonia e Prática de Pesquisa no curso de licenciatura em Música da UNISO (Universidade de Sorocaba) de fevereiro de 2012 a junho de 2015. Orientou um projeto de iniciação científica no curso de Música-Licenciatura da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) intitulado “Práticas musicais como elemento de articulação sociocultural: observação e análise” de agosto de 2012 a julho de 2013.
Como pesquisadora, tem participado de diversos encontros e congressos científicos, como o V e o VI Encontro de Educação Musical da Unicamp, apresentando respectivamente os trabalhos “Inclusão da música na educação básica: um relato de experiência na cidade de Piracicaba” e “Práticas musicais como elemento de articulação sociocultural”; também participou da III Jornada de Estudos em Educação Musical e I Simpósio de Educação Musical e Humanização, ambos realizados na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), com apresentação do trabalho “A música como elemento facilitador no processo de inclusão social: um olhar sobre os projetos socioculturais de Piracicaba”; esteve presente no Congresso de Educação Musical Willems na cidade de Salvador – Bahia, ocorrido em julho de 2009, no XVII Encontro Anual da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), ocorrido em São Paulo em setembro de 2008, onde apresentou a comunicação “A música como elemento articulador na socialização da criança portadora de necessidades educacionais especiais”, e no XVII Congresso da ANPPOM (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Música), ocorrido em São Paulo em agosto de 2007, onde apresentou a comunicação “Mignone e as Valsas Seresteiras”.
Foi idealizadora e organizadora do I Simpósio de Educação Musical da UNISO (SEMU), ocorrido em outubro de 2014 em Sorocaba.
Em outubro de 2010, fundou, juntamente com a professora Elizandra Martins, a Associação Instituto de Educação Musical Sonorum, que oferece ensino de música gratuito a crianças e adolescentes na cidade de Porto Feliz.
Atualmente, é presidente da entidade mencionada acima, coordenadora de estágios e professora das disciplinas da área de Teoria e Percepção Musical, no curso de Música-Licenciatura da UNIMEP desde agosto de 2008.